Um professor de Educação Física explicita preocupaçõesacerca do esporte na escola:"Os rumos pedagógicos em relação a ele (esporte) nãodevem estar ligados à transformação do Brasil em umanação olímpica, mas sim permitir a todos os escolares arealização de atividades corporais e o conhecimento deum bem cultural construído pela humanidade ao longo dotempo. Um desses propósitos deve o ser o da análise decomo o esporte em nosso país vem sendo coisificado porempresários de crianças, por ‘peneiras’ excludentes emtodas as regiões do país [...] e até a inclusão nas mentesinfantis da ascensão social via esporte". José Ricardo da Silva Ramos. Jornal do Brasil, 17 out. 2001A partir desse texto, pode-se afirmar, quanto à prática daEducação Física e do Esporte na escola, que(A) a escola não é espaço exclusivamente para instruçãoescolar, pois deve proporcionar uma formação geralcontemplando elementos como a cidadania e oautoconhecimento da condição sociocultural do alunona sociedade.(B) a escola deve proporcionar uma formação esportiva ecultural condizente com a promoção de uma saúdeprodutiva para que os alunos possam se inserir nomercado de trabalho.(C) a escola tem o papel de descobrir talentos e incentivarvocações em todas as áreas, inclusive na EducaçãoFísica e no Esporte, provendo o nascimento de futurosídolos nacionais.(D) os profissionais das diversas áreas participam intensamente do processo de construção de uma Educação Física para além do esporte de performance eprofissionalizante, inclusive em suas especificidades.(E) é função social da escola oferecer a prática de atividades físicas e esportivas para formação de atletas dealto nível, promovendo a mobilidade social.
#ENADE
Soluções para a tarefa
(A) a escola não é espaço exclusivamente para instrução escolar, pois deve proporcionar uma formação geral contemplando elementos como a cidadania e o autoconhecimento da condição sociocultural do aluno na sociedade
A escola não tem como função apenas instruir os alunos de forma pedagógica. O papel da escola é formar alunos pensantes, isto é, que ajude a formar seu pensamento crítico, a não aceitar todas as verdades como absolutas, mas sim a fazer o questionamento.
Esses ensinamentos vão para a vida toda. Os alunos se tornarão pessoas mais ativas, com a vontade de aprender e a questionar o mundo ao seu redor.
A figura do professor é importante para esse processo de aprendizagem, tornando-se um mediador do conhecimento, não tratando os alunos como meros robôs.
Portanto a escola desempenha papel fundamental para a construção da cidadania.
Abraços!