Artes, perguntado por karynynhakarina, 11 meses atrás

Um professor de Arte da escola pública queria trabalhar a gravura com propostas figurativas e abstratas, com a sua turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Questionou-se, desta forma: Como trabalhar o conceito de figuração e abstração, construindo um paralelo entre ambas expressões por meio da gravura? QUESTÃO ORIENTADORA A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel, podendo-se tirar várias cópias de um mesmo desenho. Traçando um paralelo entre a Arte Figurativa e a Arte Abstrata, ”a figuração é o tipo de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação de seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham” (ENCICLOPÉDIA ITAÚ, 2017). E a arte abstrata, “também chamada de "arte não-representacional" ou " nãofigurativa" é a arte (pintura, escultura, gravura, arte gráfica, arte digital ou outras técnicas) em que não há reprodução ou representação de imagens do mundo visível” (MASINI, 2005). Na arte abstrata, ao contrário da arte figurativa, o artista se expressa por meio de formas, cores, texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de objetos da realidade. Desta forma, como possibilitar ao aluno, por meio da gravura, a compreensão significativa dos conceitos de figuração e abstração?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

Olá!

Por meio das gravuras e dos elementos da arte abstrata, o aluno poderá identificar elementos que se liguem a expressão através da pintura.

Por isso, a interpretação parte da forma como o aluno lê aquela gravura, considerando as formas e a intenção que o artista deseja passar naquele projeto.

Valendo ressaltar que ainda existe uma escola abstracionista voltada para a geometria, se fazendo importante o ensino sobre as formas antes dos exercícios e avaliação.


Até mais!

Perguntas interessantes