Um processo de design contextual é aquele que torna possível estudar as pessoas que estarão envolvidas com a utilização do design, por meio de coleta de dados que auxiliarão de forma efetiva na produção do artefato.
Para este desafio, considere que você trabalha como designer de interface para uma empresa que produz softwares para comércio eletrônico, e utiliza o processo de design contextual para desenvolve-los. Os gestores da empresa não são ligados à área da informática, e entendem apenas de administração de empresas.
Sendo assim, um de seus gestores chamou você e disse que considera a elaboração de protótipos um desperdício de tempo e retrabalho.
Ele pediu que você argumentasse sobre isso, explicando o motivo pelo qual os protótipos deveriam continuar sendo utilizados. Qual seria a sua argumentação?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Design de interface é a prática responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma solução com o objetivo de facilitar a experiência do usuário e estimular sua interação com um objeto físico ou digital.
O design de interface tem o papel fundamental de oferecer soluções amigáveis e intuitivas para o usuário final. Não é de hoje que estamos cercados pela tecnologia. Seja na tela de computadores ou celulares, o mundo está cada vez mais baseado na interação entre homens e máquinas.
Mas o que realmente significa design de interface e qual é a sua importância no desenvolvimento de projetos digitais?
Neste post vamos falar sobre tudo a respeito do design de interface, desde o seu significado prático, funções e atuação profissional.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O protótipo diz respeito à interface idealizada pelo designer. A sua importância reside no fato de poder ser avaliado junto aos usuários, o que vai permitir revisar e melhorar o projeto de forma colaborativa, antes que o artefato seja colocado em produção, de uma maneira iterativa, até que se chegue a uma solução satisfatória. Por meio da análise do protótipo o designer pode melhorar cada vez mais o design projetado.
Explicação: