Um predio possui 25 andares, sendo que cada andar possui 3,0 metros de altura aproximadamente. Dois moradores um do 5° andar e outro do 21° andar compraram o mesmo tipo de chuveiro para instalar no banheiro, de acordo com as especificações técnicas na embalagem, a pressão hidráulica máxima suportada pelo chuveiro é de 400 kPa. Se a pressão for maior que o permitido é necessário instalar um redutor de pressão para um bom funcionamento. Os moradores teram que instalar os redutores de pressão? Justifique através de calculos.
Soluções para a tarefa
A variação da pressão atmosférica se dá através do cálculo de uma altura baseada em quantidades de coluna de ar acima da nossa cabeça.
No nível do mar sabe-se que a pressão atmosférica é igual a 1 atm = 10^5 Pascal.
Com a coluna de água temos uma conta básica demonstrando que pela densidade da água essa variação é de a cada 10 metros de coluna de água igual a 1 atm.
Então vamos assumir que o prédio está no nível do mar e possui pressão atmosférica de 1 atm.
Como o prédio tem 25º, temos que:
No 21º andar o chuveiro possuirá apenas 4 andares acima de coluna de água que é igual a: 4 . 10 m.c.a = 5 atm = 4 . 10^5 [Pa]
Então o chuveiro do 21º está dentro do padrão da pressão permitida.
Como o do 5º possui 20 metros de coluna de água acima dele, esse com certeza precisará de um redutor de pressão = 20 . 1 atm = 20 . 10^5 [Pa]