"Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte há cerca de 1200 anos: ‘No topo das altas montanhas vejo conchas que me dizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram para os céus e moram agora nos mais elevados picos. Estas conchas dizem-me também que materiais vivos de animais se converteram nas mais duras e inertes rochas.’ Essas palavras foram durante séculos lidas como se fossem versos. Mas Zhu Xi não era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, até há pouco se chamava um naturalista." O poema citado por Mia Couto faz referência a) ao processo de migração de moluscos marinhos para topos de montanhas e a sua posterior fossilização. b) ao processo de decomposição de materiais vivos que ocorre nas rochas duras e inertes presentes nos topos das montanhas. c) à presença de fósseis de moluscos em montanhas que se formaram em regiões antes cobertas por água. d) à existência de fósseis de moluscos que habitavam topos de montanhas e hoje estão extintos.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A resposta é:
c) à presença de fósseis de moluscos em montanhas que se formaram em regiões antes cobertas por água.
Esse poema de Mia Couto pode ser interpretado como sendo um texto que se refere às formações de montanhas, ocasionadas pelo movimento das placas tectônicas, que acabaram elevando determinadas regiões que anteriormente eram ocupadas por corpos d'água, a exemplo dos oceanos.
Se baseando nesse fato, Mia Couto explica que é por isso encontramos fósseis de moluscos em regiões elevadas, pois conchas são também para ela mais que materiais vivos de animais se converteram nas mais duras e inertes rochas.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Informática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás