um pequeno resumo sobre escala braden e morse
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escala de quedas de Morse, criada por Janice Morse em 1985, é uma escala amplamente utilizada na Enfermagem para avaliar o paciente no que confere o risco de queda. Para a autora, as quedas podem ser:
Quedas acidentais
Quedas fisiológicas não antecipáveis: queda em pacientes sem fatores de risco, ocorrido por fatores fisiológicos como perda de força, convulsões, etc
Quedas fisiológicas antecipáveis: queda em pacientes com alterações fisiológicas e que apresentam o risco.
A avaliação possui seis itens principais, com opções de respostas e pontuação relacionada. Quanto maior o escore, maior o risco de queda.
______
A escala de Braden utiliza seis parâmetros para avaliação do paciente.
Percepção sensorial: relacionada ao desconforto, habilidade de responder à pressão;
Umidade: nível ao qual a pele é exposta à umidade;
Atividade: grau de atividade física;
Mobilidade: capacidade de alterar a posição do corpo;
Nutrição: padrão de alimentação
Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra
Essas características são avaliadas e pontuadas de 1 a 4, sendo que quanto menor é a pontuação maior o risco do paciente. Todos os fatores somados devem resultar em um número entre 6 e 23 e, partir deste resultado, o enfermeiro poderá classificar o risco dos pacientes e implementar as estratégias.
Vale lembrar que quanto maior é a pontuação, menor é o risco. Ou seja, um paciente cuja soma da avaliação totalizar 23, não apresenta risco de desenvolver LP. Já quem apresentar a pontuação mínima, 6, é classificado como paciente com risco severo de lesão por pressão.