História, perguntado por diogomiqueastb, 11 meses atrás

um pequeno resumo sobre a política de alianças da primeira guerra mundial ​

Soluções para a tarefa

Respondido por evyT
6

Política de alianças foi um período anterior a primeira guerra mundial, onde vários países europeus passaram a fazer acordos políticos e militares. Com o início do conflito, as alianças firmadas formaram os dois lados em conflito, a tríplice Entente e a tríplice Aliança.

Vale lembrar também que no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro.

Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.

O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.

Perguntas interessantes