Um pára-quedista, alguns minutos após saltar do avião, abre seu pára-quedas. As forças que atuam sobre o conjunto pára-quedista / equipamentos são, então, o seu peso e a força de resistência do ar. Essa força é proporcional à velocidade.Desprezando-se qualquer interferência de ventos, pode-se afirmar que, * a) a partir de certo momento, o pára-quedista descerá com velocidade constante. b) antes de chegar ao chão, o pára-quedista poderá atingir velocidade nula. c) durante toda a queda, a força resultante sobre o conjunto será vertical para baixo. d) durante toda a queda, o peso do conjunto é menor do que a força de resistência do ar. e) o pára-quedista estará em queda livre a todo instante.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
alternativa "b" pois a velocidade fica nula num instante
Respondido por
8
Resposta:
Alternativa "A" é a correta.
Explicação:
O paraquedista só atinge uma velocidade nula no momento que tocar o chão.
A força resultante que age sobre o conjunto será nula no momento em que o mesmo atingir a velocidade terminal (velocidade constante, não há aceleração).
O peso do conjunto é maior do que a resistência do ar até que se atinja a velocidade terminal (neste momento as forças se igualam).
O movimento não é acelerado durante toda a queda.
Perguntas interessantes
O paraquedista só atinge uma velocidade nula no momento que tocar o chão.
A força resultante que age sobre o conjunto será nula no momento em que o mesmo atingir a velocidade terminal (velocidade constante, não há aceleração.
O peso do conjunto é maior do que a resistência do ar até que se atinge a velocidade terminal (neste momento as forças se igualam).
Não há aceleração durante toda a queda.