"Um panorama da História da Ciência do Direito tem a virtude de nos mostrar como esta ciência, em diferentes épocas, se justificou teoricamente. Esta justificação é propriamente o objeto da nossa investigação. Não pretendemos, pois, enumerar teorias sobre o direito, mas teorizações jurídicas no sentido da roupagem que o pensamento jurídico assumiu enquanto ciência". FERRAZ JÚNIOR, Tercio Sampaio. A Ciência do Direito. 2. Ed. - São Paulo: Atlas, 1988, p. 22. Acerca da características assumidas pelo Direito em cada uma das fases de desenvolvimento da sociedade romana podemos dizer que: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Sobre o chamado Direito Romano podemos dizer que ele era dominado pelas grandes famílias e a autoridade dos chefes de família não tinham limites, por isso a alternativa correta para esta questão é letra A.
O Direito Romano
Direito Romano é um termo que é utilizado atualmente para se referir ao conjunto de normas jurídicas e Leis que eram aplicadas no antigo império Romano.
Estas normas jurídicas chamadas de Direito Romano começaram a ser aplicadas antes de Roma se tornar um grande império, ainda na época em que Roma se resumia a uma Cidade-estado.
Com as conquistas de novos territórios e a expansão do império Romano o Direito Romano era aplicado em toda extensão do Império e só deixou de ser aplicado com a morte do imperador do oriente Justiniano e a queda do império Romano.
As alternativas para esta questão são:
A. No período antigo as grandes famílias dominavam o cenário político e jurídico de Roma, tendo a autoridade do chefe de família praticamente ilimitada.
B. Os editos foi um tipo de constituição imperial que aplicava-se apenas em Roma.
C. O pretor romano não tinha amplo poder.
D. A jurisprudência romana é aquilo que chamamos no direito moderno de doutrina.
E. No período clássico não houve um desenvolvimento do direito privado
Saiba mais sobre o império romano aqui: https://brainly.com.br/tarefa/964608
#SPJ4