ENEM, perguntado por hemanuelyavila1767, 11 meses atrás

Um paciente do sexo masculino, 30 anos, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV,procurou o serviço de emergência de um Hospital da rede pública apresentando tosse produtiva e relatando febre diárianos últimos cinco dias. O paciente apresentava-se desnutrido e desidratado, estando bastante debilitado. A investigaçãolaboratorial apresentou resultado positivo para tuberculose.Firmado o diagnóstico, o tratamento foi iniciado pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora consideráveldo quadro clínico. Com isso, o paciente retornou ao trabalho, abandonando o tratamento.a) De que modo a infecção pelo HIV e as condições de pobreza podem ter contribuído para a situação desse paciente epara o aumento dos casos de tuberculose no País? b) Indique três métodos laboratoriais que podem ter sido usados para possibilitar o diagnóstico da tuberculose o maisprecocemente possível. c) Qual a principal conseqüência da interrupção do tratamento no caso de tuberculose relatado e como pode ser evitada?

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

A. Pessoas portadoras do HIV quando estão no período de imunodepleção em estágio avançado são mais propensas a terem tuberculose, já que estão com imunidade baixa, fazendo com que a infecção tenha um risco maior.

Além disso, a pobreza está relacionada à baixa imunidade porque as pessoas não tem condições de ter uma alimentação adequada e não tem uma moradia com saneamento básico, agravando o quadro.

O aumento de casos de tuberculose no país estão relacionados a pobreza e ao aumento de soropositivos.

B. O diagnóstico da tuberculose pode ser feita com as técnicas de biologia molecular, o exame microbiológico de escarro (BAAR) e Meio Lowenstein - Jensen.

C. A consequência principal está relacionada a multidroga resistência (MR) porque existe uma resistência do bacilo para a medicação que é realizada para o tratamento da tuberculose.

Pode ser evitada com a continuidade do tratamento por parte do paciente.

Abraços!

Perguntas interessantes