Um paciente de 56 anos, sexo masculino, natural de Paranavaí-PR, chega a UPA de seu bairro apresentando sintomas como tontura, visão embaçada, dor de cabeça e dor na nuca. Iniciando o exame físico o médico realiza a medição da pressão arterial e verifica um valor de pressão sistólica de 140 mmHg e pressão diastólica de 95 mmHg. Com base na situação apresentada, identifique qual seria a doença cardiovascular que este paciente está apresentando. Além disso, descreva as principais características desta doença que a cada ano acomete milhares de pessoas no mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hipertensão Arterial
Explicação:
O paciente encontra-se com Hipertensão arterial sistêmica (HAS)
Com frequência, a causa da hipertensão arterial sistêmica não pode ser identificada, mas, às vezes, ela ocorre como resultado de um distúrbio subjacente dos rins ou um distúrbio hormonal.
Obesidade, sobrepeso, sedentarismo, estresse, tabagismo e quantidades excessivas de álcool e/ou sódio (sal) contribuem para o desenvolvimento da pressão alta e, na grande maioria dos casos, a doença é herdada devido a fatores genéticos ou adquirida como resultado de distúrbios adjacentes (renal ou hormonal).
Nem sempre a pressão arterial apresenta sinais ou sintomas, por isso é necessário realizar a aferição da pressão sempre que possível e acompanhar possíveis oscilações. No entanto, possíveis sintomas podem se manifestar, como:
Enjoos;
Tonturas;
Dor de cabeça e/ou na nuca;
Dificuldade para respirar;
Visão dupla ou embaçada;
Dor no peito;
Palpitações cardíacas;
Pequenos pontos de sangue nos olhos;
Zumbido no ouvido;
Sonolência repentina.
A hipertensão não pode ser curada, mas há meios de mantê-la controlada para que não ocorram complicações. Pessoas com a pressão arterial elevada ou diagnosticadas com hipertensão em qualquer estágio devem mudar seu estilo de vida e o uso de medicamentos dependerá do nível real da pressão arterial, além da prescrição indicada pelo médico. Veja alguns exemplos de hábitos que fazem parte da terapia não medicamentosa para controle da hipertensão arterial sistêmica, mas que também servem como métodos de prevenção:
Consumo moderado de sal;
Dieta equilibrada e rica em frutas, verduras, cereais integrais e legumes;
Redução do consumo de álcool;
Prática regular de atividades físicas;
Fumantes devem abandonar o cigarro;
Reduzir e manter o peso ideal (IMC);
Controlar a diabetes;
Reduzir os níveis de estresse.
O paciente sofre de hipertensão arterial. Ela se caracteriza pelo aumento da pressão sobre as paredes das artérias, causando danos a elas e também aos tecidos que recebem esse sangue com muita pressão.
A pressão arterial e a hipertrofia cardíaca
A pressão arterial alta consegue altera a forma do coração de uma pessoa, engrossando as suas paredes por conta da pressão elevada que danifica os miócitos e estimula a hipertrofia.
Geralmente o controle da pressão arterial é feito com diuréticos como a furosemida e vasodilatadores.
Venha estudar mais sobre a hipertensão
https://brainly.com.br/tarefa/37604434