Um paciente com prescrição crônica de acetilsalicílico por via oral, a cada 6 horas, para tratamento de artrite reumatoide. Como o fármaco lhe provoca ardência epigástrica, começa a tomar leite.
O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteriodais, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Seu mecanismo de ação implica na inibição irreversível da COX (enzima ciclooxigenase), implicada na síntese das prostaglandinas.
Após a administração oral desse fármaco, há uma absorção lenta e completa pelo trato gastrointestinal. Durante a absorção, o ácido acetilsalicílico é convertido em ácido salicílico.
III. Tanto um quanto o outro se ligam amplamente as proteínas plasmáticas e são rapidamente distribuídos por todo o organismo, e com isso promovem alívio sintomático das dores.
Quanto aos eventos farmacodinâmicos envolvidos, é CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. Apenas I e III.
c. Apenas III.
d. Apenas I.
e. Apenas I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
71
B. Apenas I e III estão corretas
Acabei de fazer está certa
Acabei de fazer está certa
Respondido por
25
A alternativa B) é a correta.
O acido acetilsalicílico é absorvido rapidamente e não é convertido em acido salicílico.
O acido salicílico já comercializado a muito tempo atrás, porém, ele era bastante corrosivo e muito forte, sendo um perigo para as pessoas.
O acido acetilsalicílico é um anti-inflamatório não esteroide, tendo propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias, porém, a sua função analgésica é o que da destaque a esse fármaco, que é vendido sem receita.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes