ENEM, perguntado por Geuzinhor1247, 11 meses atrás

Um paciente com 50 anos de idade queixa-se de sonolência, tontura, boca seca e confusão mental. Relatatratamento há 3 meses com clonazepam de 2,0 mg por dia, para controle da síndrome das pernas inquietas. Há30 dias vem fazendo dieta para redução de peso, com ingestão rica em proteínas e restrição de carboidratos.Apresenta hálito cetônico, pressão arterial: 120 x 80 mmHg e frequência cardíaca: 110 bpm. A urináliseindicou glicosúria e cetonúria. No exame de sangue, a glicemia de jejum foi de 310 mg/dL (valor de referência:60-99 mg/dL) e hemoglobina glicada igual a 7,5% (valor de referência: 4,1-6,5%).Nesse caso, indicam quadro de acidose metabólica do paciente:A a proteinúria e a sonolência.B a cetonúria e o hálito cetônico.C a tontura e a confusão mental.D a glicosúria e a frequência cardíaca.E a hemoglobina glicada e a pressão arterial.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
7

Alternativa B.

A cetonúria e o hálito cetônico.

A acidose metabólica trata-se de uma acidez excessiva no sangue e em outros fluídos corporais. Neste caso, a respiração torna-se mais rápida e profunda, pois o corpo tenta eliminar o excesso de ácido presente.

A cetonúria trata-se da presença de corpos cetônicos na urina, enquanto o hálito cetônico trata-se de uma mudança no hálito, que com gosto metálico ou, às vezes, adocicado, em decorrência da falta de glicose.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes