ENEM, perguntado por amandamar7882, 11 meses atrás

Um paciente, com 42 anos de idade, é encaminhado para tratamento fonoaudiológico por neurologistacujo laudo indica que o paciente sofrera Acidente Vascular Encefálico (AVE) há 4 meses, com sequelas nacomunicação. Na anamnese com a esposa do paciente e principal cuidadora, a fonoaudióloga é informadade que, depois do derrame, ele fala coisas que a esposa não entende e parece também não entender o queela fala; às vezes nem presta atenção ao que lhe é dito e parece não ter noção do problema. Na avaliação dalinguagem, a fonoaudióloga identifica que o paciente apresenta fala fluente e logorreica, com a utilização dejargão nas tarefas de nomeação e descrição de imagens; presença de parafasias verbais; alteração importantena compreensão verbal mesmo em tarefas de execução de ordens simples; grafismo preservado, porém comparagrafias na atividade de ditado de palavras; e reduzida compreensão da leitura.Analisando as manifestações apresentadas na avaliação da linguagem, a fonoaudióloga concluiu que opaciente está na faseA de estado (de evolução) da afasia de Wernicke. Nesse caso, para que ele se comunique com as pessoas,a terapia fonoaudiológica deverá enfatizar a eliminação das parafasias verbais e paragrafias, assim comomelhorar o desempenho em leitura e escrita.B aguda (inicial) da afasia de Wernicke. Nesse caso, para que ele se comunique com as pessoas, a terapiafonoaudiológica deverá enfatizar a eliminação das parafasias verbais e a diminuição da logorreia.C de estado (de evolução) da afasia de Wernicke. Nesse caso, para que ele se comunique com as pessoas,a terapia fonoaudiológica deverá enfatizar a capacidade de nomeação e interpretação de leitura, além daeliminação das parafasias verbais.D aguda (inicial) da afasia de Wernicke. Nesse caso, para que ele se comunique com as pessoas, a terapiafonoaudiológica deverá enfatizar a melhora da compreensão verbal, a diminuição da logorreia e do usode jargões.E aguda (inicial) da afasia de Wernicke. Nesse caso, para que ele se comunique com as pessoas, a terapiafonoaudiológica deverá enfatizar a melhora da nomeação de imagens, assim como a diminuição dasparafasias verbais e paragrafias

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
0

Após a análise a fonoaudióloga pode concluir que o paciente de 42 anos está na fase descrita na LETRA D.

A identificação realizada sobre o caso do paciente é que o mesmo está na fase aguda (inicial) da afasia de Wernicke. A lesão neurológica do paciente faz com que o mesmo não consiga mais realizar a comunicação oral e escrita de forma precisa.

 

Vemos no caso que a fase é aguda e inicial, vemos que as frases mais simples e práticas não conseguem ser mencionadas com precisão, vemos isso no seguinte relato da questão  "ele fala coisas que a esposa não entende e parece também não entender o que ela fala".

 

A compreensão e fala estão comprometidas, logo a fonoaudiologa deverá focar em melhorar a compreensão verbal e a formulação de frases do paciente para que ele evite formar frases sem sentido.

 

Perguntas interessantes