ENEM, perguntado por AleffVaz1766, 11 meses atrás

Paciente de 12 anos de idade apresentadiagnóstico de paralisia cerebral atetoidetetraparética com componente espástico. Recebeuo diagnóstico aos 18 meses em função de umaressonância magnética e da avaliação clínica, queidentificou lesão possivelmente relacionada àasfixia perinatal. Frequenta uma escola especiale, segundo avaliação fonoaudiológica, apresentaas seguintes características: hipertonia dosórgãos fonoarticulatórios, dificuldade no controlede sialorreia, incoordenação de mastigação edeglutição. Com relação à linguagem, a criançacompreende o que lhe é dito, mas utiliza-se apenasde gestos indicativos e da sucessão sonora do "o"para a sua comunicação.Qual conduta terapêutica seria recomendável para otratamento do paciente em relação à linguagem?A Utilização de treinamento de vocabuláriobásico para efetivar a comunicação por meio darepetição de um grupo de palavras do mesmocampo semântico.B Utilização de exercícios de motricidade orofacialpara diminuir a hipertonia e melhorar omovimento articulatório para a produção de fala.C Produção de vocalizações de sons para quea comunicação possa ocorrer por meio dediferentes entonações vocais.D Introdução do Sistema de ComunicaçãoSuplementar e(ou) adoção de alternativaterapêutica que envolva a família e a escola, poisa dificuldade de fala da criança não implica aimpossibilidade de estabelecer comunicação.E Exclusão de proposta relacionada à linguagemda criança, uma vez que já tem 12 anos deidade e apresenta prognóstico de ausência deoralidade.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
0

A conduta terapêutica recomendada, pela idade do paciente e todas as questões diagnosticadas sobre a paralisia cerebral atetoldetraparética, é a descrita na LETRA D.

 

Vemos que no caso desse paciente, o mesmo apesar da paralisia, está inserido na comunidade, frequenta escola especial e pela idade que apresenta necessita ser introduzido ao sistema de comunicação suplementar para que o mesmo possa compensar prejuízos causados durante o tempo na sua capacidade de comunicação.

 

É necessário também que família e escola estejam envolvidos no processo, para que o mesmo se torne natural e dinâmico e incentive a criança.

Perguntas interessantes