Um nutricionista foi contratado para compor a equipe de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que agrega 15 equipes da Estratégia Saúde da Familia (ESF). Esse profissional, visando à realização de um diagnóstico das condições de insegurança alimentar dos grupos vulneráveis identificados no território de ação, utilizará dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Nessa situação, é indicador dos SIS útil para o diagnóstico pretendidoI.a prevalência de baixo peso entre crianças menores de 5 anos de idade, adolescentes e idosos.a prevalência de excesso de peso entre crianças,adolescentes e idosos.III.o percentual de crianças entre seis e 23 meses de idade com dieta diversificada.IV.a cobertura de suplementação de vitamina A entre gestantes.V.a cobertura de suplementação de ferro entrepuérperas.São indicadores úteis apenas os apresentados emO I, II e III. O I, II e V. O I, III e IV. @ II, IV e V.O III, IV e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A Insegurança Alimentar é um problema que atinge uma grande quantidade de brasileiros. O papel do nutricionista que atua no sistema de saúde público é providenciar análises a respeito dos dados disponíveis, identificando certas problemáticas reveladoras de possível diagnóstico:
I.a prevalência de baixo peso entre crianças menores de 5 anos de idade, adolescentes e idosos.
Correto. A prevalência de baixo peso entre crianças da idade acima referida, é um indicativo bastante forte de insegurança alimentar, e pode auxiliar o nutricionista a propor ações.
II. a prevalência de excesso de peso entre crianças, adolescentes e idosos.
Correto. A insegurança alimentar está associada aos dois extremos: baixíssimo peso e peso excessivo. Este é outro componente importante para o nutricionista.
III.o percentual de crianças entre seis e 23 meses de idade com dieta diversificada.
Correto. É preciso que se verifique, para se formular um panorama geral, a situação da dieta das crianças entre seis e 23 meses, de modo a perceber se há baixa diversidade.
IV.a cobertura de suplementação de vitamina A entre gestantes.
Falso. Esta problemática não está associada diretamente à questão da insegurança alimentar.
V.a cobertura de suplementação de ferro entre puérperas.
Falso. A suplementação de ferro entre puérperas não é parte de uma investigação voltada à insegurança alimentar.
Está correto o que se afirma na alternativa:
A) I, II e III.
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
De acordo com o desafio nota máxima