Um motorista trafegando em uma avenida a 54 km/h observa um pedestre atravessando a faixa e aciona os freios, aplicando uma desaceleração constante no veículo, o qual para depois de 5 segundos. Desconsidere a resistência do ar, podemos afirmar que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a avenida é igual a
0,30
0,50
0,80
0,90
Soluções para a tarefa
para sabermos fazer direito essa questão, temos que ter uma noção legal de vetores para não nos atrapalharmos! Então vamos as relações:
primeiramente: 54Km/h=15m/s
vamos calcular a aceleração de frenagem do carro:
am=ΔVm/Δt
am=15/5
am=3m/s guardemos essa informação com carinho ;)
sabemos que:
Fat=μ·N
mas como N, nesse caso, é igual ao peso (P) então:
Fat=μ·mg
isolando o coeficiente do atrito temos:
μ=Fat/mg (guarde isso com carinho também ;) )
agora, vamos imaginar um carro em movimento mas nos sentidos de vetores. Quando ele está em movimento as forças que atuam nele são: Normal, Peso (mas essas duas se anulam), força do movimento do carro (F) e a Fat. Mas, se vc tiver noção de vetores, perceberá que com carro em movimento a Fat é sempre ao contrario ao movimento, logo ela está sempre retardando uma força, mesmo q a Fat seja pequena.
agora se formos pensar em um carro freiando, a sua força resultante não é mais para frente, e sim para trás, na mesma direção da Fat! então podemos escrever o seguinte:
Fat=F=m·a
Fat=m·a
logo se substituirmos na ultima equação teremos
μ=m·a/m·g
simplificando:
μ=a/g
agora é continha :)
μ=3/10
μ=0,3
entendeu?
;)
O coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a avenida é 0,3, o que torna correta a alternativa b).
Para resolvermos esse exercício, temos que saber que a aceleração de um corpo é a medida da variação da sua velocidade de um determinado tempo. Assim, temos que a = Δv/Δt, onde Δv = Vfinal - Vinicial.
Convertendo a velocidade original do carro de km/h para m/s, temos que 54 km/h/3,6 = 15 m/s. Assim, a velocidade inicial do carro era de 15 m/s.
Foi informado que o veículo levou 5 segundos para frear completamente. Com isso, temos que a aceleração do carro foi de a = 0 - 15/5 = -3 m/s² (o sinal negativo informa que o carro foi desacelerado, o que faz confere com o problema).
Analisando o veículo, temos que as forças que atuam sobre o carro são Fpeso (para baixo), Fnormal (para cima) e Fatrito (para trás), que é a força que faz o carro parar.
A Fpeso e a Fnormal se anulam, pois o veículo não sofre um movimento na vertical. Assim, podemos dizer que Fnormal = Fpeso = massa x gravidade.
Já a Fatrito, que é a força que faz o veículo parar, é a única força que atua na horizontal sobre o veículo. Assim, Fresultante = Fatrito. A força de atrito possui a fórmula Fatrito = , onde N é a Fnormal que atua sobre o veículo, e é o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a avenida.
Utilizando a 2 Lei de Newton, que afirma que Fresultante = massa x aceleração, temos que no caso do carro, Fatrito = massa x aceleração. Como vimos acima, a Fatrito = , e a Fnormal = massa x gravidade.
Com isso, juntando as três fórmulas, obtemos que x massa x gravidade = massa x aceleração.
Cortando os elementos que aparecem nos dois lados, temos que x gravidade = aceleração. Assim, substituindo a gravidade como aproximadamente 10m/s², e a aceleração do carro como sendo 3 m/s² (devemos utilizar apenas o módulo), temos que = 3/10 = 0,3.
Portanto, concluímos que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e a avenida é 0,3, o que torna correta a alternativa b).
Para aprender mais, acesse
https://brainly.com.br/tarefa/48969212
https://brainly.com.br/tarefa/44031481