Um médico indicou a uma paciente que realizasse exame de ultrassonografia na região pélvica para avaliar o aspecto de seus ovários e do útero, pois ela se queixava de dores intensas no local. O mesmo médico indicou a outro paciente a realização de uma radiografia da mão direita, sob suspeita de fratura, porque ele alegava, após uma queda durante uma partida de vôlei, não ser capaz de mexê-la, pois sentia muita dor. Utilize os seus conhecimentos sobre ondas e justifique os exames solicitados pelo médico para cada um dos pacientes, explicando-os.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ultrassonografia Pélvica
A ultrassonografia é utilizada para se observar os órgãos no interior da pélvis (útero, ovários e trompas, além das artérias e veias da região) e também para acompanhar o desenvolvimento da gestação.
Os exames são realizados por um médico especializado na interpretação das imagens. Há duas técnicas para se observar os órgãos da pélvis: técnica suprapúbica (em que o transdutor é colocado em cima da pele do abdome baixo) e transvaginal ou endovaginal (em que se coloca o transdutor dentro da vagina)
Explicação:
•Preparação do paciente:
Para a técnica suprapúbica, o paciente deve tomar cerca de 4 a 6 copos de água 1 hora antes do exame, porque a bexiga cheia desloca os intestinos, facilitando o alcance dessa área pelas ondas ultrassônicas, possibilitando um bom exame.
Para a técnica transvaginal, dependendo da história da paciente, o médico poderá ou não recomendar o preparo. Essa técnica não pode ser usada em pacientes.
•Como é o procedimento?
Para o exame transvaginal, a paciente deita-se em uma maca especial e dobra os joelhos para o médico introduzir o transdutor na sua vagina.
Para o exame suprapúbico, o médico coloca um gel em seu abdome para melhor deslizar o transdutor. Durante o exame, o paciente poderá sentir um certo incômodo pela bexiga cheia, o que é natural para se obter boas imagens.
Quando terminar o exame, você poderá urinar. O exame leva de 20 minutos a 1 hora e não provoca nenhuma dor.
•Resultado dos exames:
Todos os exames ultrassonográficos geram um relatório. Esse relatório é encaminhado ao médico responsável pelo paciente que, dependendo do resultado, o orientará sobre o que fazer.
•Riscos dos exames:
Os exames não emitem radiação e não provocam danos à saúde.
•Depois dos exames:
Terminado o exame, você poderá voltar à sua vida normal.