Um mapa estratégico mostra o caminho a ser percorrido ligando as várias ações, mas não há um caminho único. É como um grande rio que tem sua foz (onde ele desagua), mas que antes recebe água de várias nascentes/vertedouros, que vão se somando até a sua foz (destino final) tornando-o um rio caudaloso.
Porém, no mapa estratégico a integração com o BSC e seus arranjos não acontece só verticalmente, mas também lateralmente, diferenciando-se de um rio.
A partir desse contexto, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Para uma empresa ser uma referência no seu setor, terá sucesso se todas a ações forem executadas com êxito.
PORQUE
II. Se algo, ou alguma coisa falhar, será impossível atingir o objetivo-mestre traçado.
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
As proposições I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
A proposição I é verdadeira, e a proposição II é falsa.
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
As proposições I e II são falsas.
A proposição I é falsa, e a proposição II é verdadeira.
Soluções para a tarefa
O mapa estratégico mostra a todos os colaboradores o quanto eles são importantes para o negócio. Ele é mais que uma representação visual de onde se pretende chegar com o plano, ele é o caminho. Parte de hipóteses que precisam ser confirmadas e obedecem a certas premissas. Se houver erros nas hipóteses, gera um conjunto de indicadores falhos em termos de aferir o desempenho do plano. Nesse caso, os colaboradores irão inocentemente ser conduzidos a subtilizar seus desempenhos ou gerar frustração por perseguir metas não factíveis.
A partir dessa afirmação, avalie as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. Ao tornar explícitas e corretas as hipóteses de causa e efeito, traduzidas em metas e ações, os mapas podem simular suas estratégias e adaptá-las conforme esse cenário.
PORQUE
II. Essa é a grande vantagem em planejar: prever o futuro. Com base em novas tendências ou hipóteses, o plano deve ser ajustado.
Resposta Correta:
Correta As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.