Um malandro imaginou que poderia ganhar dinheiro facil de pessoas ingenuas utilizando um moeda, da seguinte maneira. Se em quadro lancamentos consecutivas ele obtivesse 3 ou mais caras venceria aposta. Se obtivesse 2 ou menos perderia, caso contrario haveria empate. Considerando que a moeda utilizada seja honesta responde P=0,5.
a) Qual a probabilidade do malandro ganhar a aposta?
b) Qual a probabilidade do malandro perder a aposta?
Soluções para a tarefa
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a) O malando tem 5/16 chances de vencer; b) O malandro tem 11/16 chances de perder.
Em cada lançamento, temos duas possibilidades de resultado, o que resulta em um total de 16 possibilidades. Com essa informação, podemos determinar o conjunto solução de todos os lançamentos. Considerando K como cara e C como coroa, esse conjunto será:
KKKK - KKCK - KCKK - CKKK
CCKK - CKCK - KCCK - CCCK
KKKC - KKCC - KCKC - CKKC
CCKC - CKCC - KCCC - CCCC
Para que o malandro seja o vencedor, devem existir três ou quatros caras (K). Isso ocorre em cinco das dezesseis possibilidades. Caso tenha 2 ou menos caras, o malandro será perdedor, o que nas outras 11 possibilidades.
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