Um levantamento realizado pelo Governo Federal sobre evasão escolar apontou que 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1.ª e na 2.ª séries do Ensino Médio, respectivamente, abandonaram os estudos entre os anos de 2014 e 2015. O 9.° ano do Ensino Fundamental possui a terceira maior taxa de evasão, com 7,7%, seguido por 6,8% da 3.ª série do Ensino Médio. Se levarmos em consideração todas as etapas do Ensino Médio, a evasão alcança o patamar de 11,2% do total de matriculas. O Estado do Pará possui a mais alta taxa de evasão em todas os estágiosde ensino, chegando a 16% no Ensino Médio.
Considerandoo os dados apresentados, imagine que você é o Secretário Estadual de Educação do Pará e, tendo em vista o fato do índice de evasão no Estado ser o maior de todos, você deverá procurar uma solução para que ese percentual seja reduzido o quanto antes. A ideia inicial é identificar onde o Poder Público Estadual está falhando. Dessa forma, para conseguir quantificar melhor os motivos dessa realidade, você deverá criar um indicador base denominado Evasão Escolar. No entanto, este indicador será composto por outros indicadores, que resultarão no acompanhamento final do indicador Evasão Escolar.
Assim,caberá a você a criação de, no mínimo, três indicadores, que poderão servir como meios para a mensuração real da evasão. A cada indicador meio criado, você deverá justificar e detalhar seu objetivo. Mãos à obra! A redução da evasão escolar no Estado está em suas mãos!
Exemplo para auxílio: na área da Saúde, é importante mensurar o número de pessoas com tuberculose, assim, um indicador base foi denominado como Tuberculose Pulmonar. A descrição deste indicador será Estimar e medir o risco de um indivíduo vir a desenvolver tuberculose pulmonar numa determinada população em intervalo de tempo inferior a um ano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Indicador Meio 1:
Frequência do aluno: Este primeiro indicador tem como objetivo acompanhar as faltas dos alunos em cada disciplina. Por meio desse indicador, poderá se ter uma ideia de como é o comportamento do estudante em relação a determinado conteúdo, podendo ser comparado com suas notas, a fim de verificar seu interesse na matéria.
Indicador Meio 2:
Grau de investimento em tecnologia: Por meio deste indicador, teremos uma análise de quanto o ente público investe em novas tecnologias, para que possa ser inserido o conteúdo no mundo dinâmico e tecnológico do aluno, fazendo com que as aulas sejam mais interessantes, evitando a evasão.
Indicador Meio 3:
Alunos trabalhadores: Pela análise do número que alunos que precisam manter os estudos e o trabalho, é possível criar ferramentas que o incentivem a interessar-se pela aula, bem como realizar acompanhamentos periódicos por equipes especializadas nas escolas, buscando compreender a interferência do trabalho em seu desempenho.
Explicação:
Quanto mais indicadores meios você criar para atender e justificar os resultados do indicador fim, melhor. Diante dessa explicação pode-se destacar alguns indicadores meios que servirão de exemplo:
Os três indicadores que poderão servir como meios para a mensuração real da evasão são os seguintes: Frequência escolar; Desempenho Escolar; e Engajamento dos Pais e Responsáveis.
Indicadores de evasão escolar
- Indicador 1: Frequência Escolar - O indicador Frequência Escolar mede a presença dos alunos em sala de aula durante o período letivo
- Indicador 2: Desempenho Escolar - O indicador Desempenho Escolar mede o aproveitamento dos alunos nas disciplinas e avaliações escolares.
- Indicador 3: Engajamento dos Pais e Responsáveis - O indicador Engajamento dos Pais e Responsáveis mede o envolvimento dos pais e responsáveis dos alunos no processo educacional.
Mais sobre evasão escolar: https://brainly.com.br/tarefa/22421797
#SPJ2