Um jovem de 18 anos de idade sofreu um trauma na região abdominal quando o veículo que estava dirigindo bateu em alta velocidade. Foi realizada uma laparotomia e uma pequena porção do lobo esquerdo do fígado foi removida devido à lesão. Várias semanas depois, uma varredura de TC mostra que o fígado recuperou quase totalmente o tamanho que apresentava antes da lesão. Qual processo de adaptação celular explica esse achado da varredura de TC? JUSTIFIQUE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hiperplasia
Explicação:
Hiperplasia é o aumento do número de células, nesse caso, hepatócitos.
A perda do parênquima hepático, induzida por tratamento agudo cirúrgico, desencadeia um processo regenerativo até que a massa hepática seja completamente restaurada. A restauração ocorre por hiperplasia celular compensatória do parênquima remanescente, de forma regulada e precisa, até o fígado atingir seu peso original, com pequena variação de 5 a 10%.
Isso ocorre devido ao tecido hepático ter a capacidade de regenerar a quantidade de células perdidas após uma perda, seja ela de origem traumática ou cirúrgica, o nome dado a esse processo é de hiperplasia que é o aumento do número de células de um órgão.
Mais precisamente o nome dado ao evento é hiperplasia celular compensatória do parênquima hepático remanescente, onde de forma muito precisa o figado regenera seu parênquima e volta a ter todo seu tecido hepático com uma pequena margem de 5 a 10% de diferença.