ENEM, perguntado por jojoluma3001, 10 meses atrás

Um jovem com 25 anos de idade foi atendido na emergência hospitalar em decorrência de episódio deintoxicação aguda por uma combinação de álcool e drogas que o levaram a ser vítima de atropelamento.Após tratamento ortopédico, recebe alta e inicia acompanhamento em ambulatório de saúde mental.Na consulta, afirma que, apesar do incidente, não pretende deixar de usar drogas ilícitas, que já tentouvárias vezes parar de beber sem sucesso e que não tem mais vontade de tentar. Relata que abusa de álcooldesde os 12 anos e que todos os seus amigos fazem uso de álcool ou drogas. Não acredita que isto seja uma"anormalidade" e, portanto, não gostaria de ser tratado como "drogado".Apresenta sintomas depressivos, mas diz que não deseja iniciar medicamento antidepressivo, pois não gostade tomar medicações. Também relata que mora com os pais e que gostaria que eles acompanhassem suasconsultas, para que o médico lhes informasse que ele estava sob o efeito de drogas no momento do acidente.A orientação correta para esse caso requer que se explique ao paciente queA a intermediação com a família depende do compromisso de submeter-se a um programa de curto prazo,com vistas à abstinência do álcool e drogas.B o objetivo do tratamento médico é a abstinência; a discordância do paciente em relação a este objetivoimplica na impossibilidade de continuidade do tratamento.C o consumo abusivo de álcool e drogas está intimamente relacionado ao surgimento de doenças mentaisgraves; portanto, a dificuldade de manter-se abstinente invalida o tratamento.D o uso abusivo de drogas e álcool associa-se, frequentemente, a transtornos mentais como depressão eansiedade, sendo importante a continuidade do tratamento médico, mesmo sem o objetivo de abstinência.E o problema com o consumo abusivo de álcool e drogas é de responsabilidade exclusiva dele mesmo, eque o fato de querer que os pais acompanhem a consulta médica demonstra uma infantilização de suarelação com o médico.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

A orientação correta está descrita na alternativa (D), em que o uso abusivo de drogas e álcool associa-se, frequentemente, a transtornos mentais como depressão e ansiedade, sendo importante a continuidade do tratamento médico, mesmo sem o objetivo de abstinência.

O tratamento da dependência corresponde a um processo a longo prazo, de forma que o mesmo necessita de múltiplas etapas. Os objetivos desse tratamento envolvem a manutenção da abstinência compreendendo que a recaída pode ocorrer no decorrer do tratamento.

A fragilidade dos vínculos familiares, assim como, a disponibilidade de drogas nas ruas, a cultura do grupo, e diversos fatores psicossociais, podem resultar no favorecimento do consumo de drogas entre crianças e adolescentes.

Bons estudos!

Perguntas interessantes