Um íon W+ possui 20 nêutrons e número de massa 39. Sabe-se que esse íon é isoeletrônico ao átomo neutro X, e esse átomo possui número de massa 40. Com base nessas informações, determine o número de nêutrons de X e o número de elétrons de W. Deixe seus cálculos, explicitando seu raciocínio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Olá,
Primeiramente vamos achar o número de Prótons do íon W+ :
Número de Massa = Número de Prótons + Número de Neutrons
39 = P + 20
P = 39 - 20 → Prótons = 19
Em um átomo neutro o número de Prótons é igual ao número de Elétrons. No entanto como o íon W+ é um cátion (por causa do sinal positivo da sua carga) isso significa que ele perde elétrons, ficando ''mais positivo''. P/ saber quantos elétrons ele perdeu basta olharmos a sua carga elétrica :
W+ → (Como não há nenhum número perto desse sinal de mais isso significa que o número de elétrons perdidos é igual a 1). Se o seu átomo neutro tinha 19 elétrons o seu cátion monovalente (W+) vai ter 18 elétrons.
Como o íon W+ é isoeletronico do átomo X isso significa que eles possuem a mesma quantidade de elétrons. Portanto X tem 18 elétrons.
Como em um átomo neutro o número de Prótons é igual ao número de Elétrons então o átomo X por ser neutro vai apresentar 18 Prótons.
Como :
Número de Massa = Número de Prótons + Número de Neutrons
40 = 18 + N
N = 40 - 18 → 22 Neutrons.