Um indivíduo canhoto e não míope, filho de pai míope, casa-se com uma mulher destra e não míope. O casal já tem uma filha canhota e míope. Sabendo que o uso da mão esquerda e a miopia são heranças autossômicas recessivas, qual a probabilidade de terem uma criança canhota e míope? *
A- 1/2
B- 1/4
C- 1/8
D- 1/16
E- 3/8
Soluções para a tarefa
A chance desse casal ter mais um filho míope e canhoto é de ou, aproximadamente, 12,5%. Portanto, a resposta correta é a letra C.
Primeiramente, precisamos descobrir quais os genótipos de cada indivíduo para fazer o cruzamento entre eles. Vamos definir que o gene para canhoto é o C, e para miopia é o M.
Começando pelo homem, sabemos que ele é canhoto, por tanto o genótipo para uso da mão esquerda é cc, já que ambas condições são autossômicas recessivas, ou seja, só são expressadas em dose dupla. Além disso, o homem é não míope mas tem um pai míope, e isso significa dizer que, embora não tenha miopia, em seu genótipo ele possui pelo menos um alelo recessivo m. Desse modo então, os genótipos do homem ficam assim:
- Homem = Mmcc
Já a mulher, sabemos que é destra e não míope, entretanto o casal já tem uma filha canhota e míope. Como a filha precisou receber um alelo recessivo de cada um, homem e mulher, podemos inferir que, tanto para miopia como para o uso da mão esquerda, a mulher possui um alelo recessivo de cada condição em seu genótipo. Portanto, fica da seguinte maneira:
- Mulher = MmCc
Agora, basta fazermos o cruzamento para cada condição e ver quais os possíveis genótipos gerados.
Miopia
M m
M MM Mm
m Mm mm
Para miopia então, existe 1 chance entre 4 da criança ser míope, o que significa 25%.
Uso da mão esquerda
C c
c Cc cc
c Cc cc
Para o uso da mão esquerda, existe 2 chances entre 4 da criança nascer canhota, o que significa 50%
Desse modo, podemos multiplicar as probabilidades para saber qual a chance da criança nascer com as duas condições ao mesmo tempo:
Sabemos então que a probabilidade é de 12,5% ou .