ENEM, perguntado por rafaeldf6628, 9 meses atrás

Um homem, trabalhador da construção civil, com diagnóstico de pneumoconiose do tipo asbestose,caracterizada por fibrose pulmonar, foi encaminhado à fisioterapia com os seguintes resultados da prova defunção pulmonar: redução da capacidade pulmonar total, da capacidade vital e da capacidade vital forçada(CVF), com relação VEF1/CVF% normal.Considerando as particularidades dessa doença, os padrões espirométricos e a atuação fisioterapêutica,avalie as afirmações a seguir.I. As partículas inaladas do asbesto (amianto) induzem a formação de espécies reativas de oxigênio e denitrogênio que estimulam a produção de citocinas pelos macrófagos, induzindo alveolite com lesão depneumócitos tipo I, proliferação de pneumócitos tipo II e de fibroblastos.II. A prova de função pulmonar do paciente reflete um padrão restritivo, sendo indicado um suporte deincremento dos volumes pulmonares por manobras e recursos reexpansivos fisioterapêuticos.III. De acordo com a prova de função pulmonar, é indicado um suporte de incremento do fluxo expiratóriopulmonar por manobras e recursos fisioterapêuticos desobstrutivos.É correto o que se afirma emA I, apenas.B III, apenas.C I e II, apenas.D II e III, apenas.E I, II e III.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A QUESTÃO FOI ANULADA DO ENADE 2016 - FISIOTERAPIA (QUESTÃO Nº 13).

Apenas a afirmativa II está correta.

As partículas inaladas do asbesto (amianto)  não estimulam a produção de citocinas pelos macrófagos, porém, os macrófagos tentam fagocitar esse material, que por não ser orgânico, pode formar cáseos ou massas similares.

A prova de função pulmonar reflete o padrão respiratório do paciente, e dependendo do resultado, abordagens para incrementar o volume pulmonar podem ser empregadas.

Nem sempre é necessário aplicar medidas de suporte de incremento do fluxo respiratório.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes