Biologia, perguntado por AnaBeatriz1001, 1 ano atrás

Um homem tem acondroplasia (nanismo), que é uma doença causada por um gene autossômico dominante. Qual a probabilidade de um casal acondroplásico, que já tem uma filha sem a doença, vir a ter um menino acondroplásico?
Expliquem o porquê da resposta, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por masegatto
1
AA = indivíduo com acondroplasia 
Aa = individuo com acondroplasia 
aa = individuo normal 
 
 A filha como não tem a doença é aa. 
os pais são ambos Aa, caso contrário não teria a possibilidade de terem um filho sem a doença (filha sem a doença). 
  os cálculos são: 
            Aa x Aa
  
    AA Aa Aa aa 
 nesse caso apenas 3 das 4 possibilidades possuem a doença, então fica 3/4 de chance da criança (tanto menino como menina) ter a doença. 
Como o exercício pede que seja um menino, a chance de ser um menino é de 1/2, então fica: 3/4*1/2= 3/8.


AnaBeatriz1001: Masegatto, entendi todo o teu raciocínio, foi o mesmo que eu tive. Apenas não entendi por que, no final, tu fez uma multiplicação entre frações. Já não achamos o resultado(3/4)? Mesmo que o exercício peça pelo menino, já achamos, não?
AnaBeatriz1001: Masegatto, entendi todo o teu raciocínio, foi o mesmo que eu tive. Apenas não entendi por que, no final, tu fez uma multiplicação entre frações. Já não achamos o resultado(3/4)? Mesmo que o exercício peça pelo menino, não achamos?
masegatto: eu também sempre ficava sem entender nessa parte, mas é bem fácil. Olha, esse primeiro resultado mostra pra gente que de 4 individuos que podem nascer, 3 vão nascer com a doença e apenas 1 deles nasce normal, porem ele não fala se esses individuos que vão nascer são homens ou mulheres, entende? ele mostra que vão nascer 3 doentes, mas pode ser 3 meninas, 3 meninos, 1 menina e 2 meninos.
masegatto: por isso que no final temos que multiplicar por 1/2, porque é a probabilidade de nascer 1 menino, que é o que a questão nos pede. deu pra entender?
AnaBeatriz1001: Entendi, mas de onde vem esse 1/2, não deveria ser 1/4, que é o que sobrou de 3/4? Ou esse 1/2 representa um das possibilidades do gênero do individuo? Já que só pode nascer ou masculino ou feminino, então um 1/2 representa o masculino e o outro 1/2 o feminino?
AnaBeatriz1001: E por que o 1/2 representa a probabilidade de nascer MENINOS? E se, por exemplo, aquele 3/4 de indivíduos fossem todos meninos, então o 1/2 representaria menina e aí fazer a multiplicação seria errado? Sei que são muitas perguntas, mas é que são muitas duvidas. Muito obrigada por responder. :)
masegatto: olha, o que você disse no primeiro comentário ta super certo. O 1/2 representa as possibilidades de gênero, você só usa ele, ou seja só multiplica as possibilidades que vc encontrou por 1/2 quando o enunciado do exercício PEDE que seja ou menino ou menina, se ele não falar nada sobre o sexo do indivíduo você nao utiliza esse 1/2.
AnaBeatriz1001: MUITO OBRIGADA PELAS RESPOSTAS, ME AJUDOU MESMO. :)
Perguntas interessantes