Um homem sente-se mal na rua e recebe socorro de dois transeuntes que por ele passavam. Um dos rapazes pegou o celular e ligou para a emergência enquanto o outro amparava o doente pela cabeça. Temiam que o socorro não chegasse a tempo. Cerca de oito minutos depois da ligação telefônica ouviram a sirene. A ambulância chegara. Os três homens que prestaram os primeiros socorros sentiram-se aliviados – haveria chance de sobrevivência. Enfim o homem foi levado com suspeita de infarto. Os dois transeuntes que prestavam socorro deram depoimento à polícia, que havia acabado de chegar assim que a ambulância saiu às pressas e, após serem liberados, foram para casa com a sensação de que haviam realizado uma boa ação.
Há na história acima uma falha narrativa que compromete a efetivação de um dos fatores de textualidade. Assinale a alternativa que apresente qual elemento textual ficou comprometido no texto.
Grupo de escolhas da pergunta
Intertextualidade.
Situacionalidade.
Paráfrase.
Informatividade.
Coerência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa correta é a letra B.
A história não teve situacionalidade.
A situcionalidade de um texto é a própria coerência textual, se realmente aquilo que é apresentado têm algum significado, ou algo do gênero. E para você identificar esses aspectos, basta ler o texto com calma, e analisar ele como um todo.
No texto o autor não traz informações conectadas. De repente fala da chegada da ambulância, em seguida já fala sobre a delegacia.
Portanto não há uma sequência lógica. O leitor fica confuso.
Abraços!
Respondido por
6
Resposta:
E
Explicação:
A resposta correta e coerência.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás