Geografia, perguntado por gabigabits, 1 ano atrás

Principais características das 3 regiões do território russo

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
A Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial e ocupa o território de 17 075 400 km². Em comparação com o Brasil, é cerca de duas vezes maior. Localiza-se na Eurásia da Europa, Norte da Ásia, o que é simbolizado pela a águia de duas cabeças no seu brasão.

A Rússia faz fronteira com os seguintes quatorze países, partindo do norte em sentido anti-horário: a Noruega (167 km), a Finlândia (1313 km), a Estónia, a Letónia (294 km), a Bielorrússia (959 km), a Lituânia (227 km), a Polónia (206 km), a Ucrânia (1576 km), a Geórgia (723 km), o Azerbaijão (284 km), o Cazaquistão (6846 km), a China (3645 km), a Mongólia (3441 km) e a Coreia do Norte (19 km) totalizando 19 533 (dos 37 653 totais) quilómetros de fronteiras terrestes.

O país também está próximo dos Estados Unidos, pelo estado do Alasca, Suécia e Japão, dos quais se separa por trechos de mar relativamente curtos, sendo eles o estreito de Bering, o mar Báltico e o estreito de La Pérouse, respectivamente.

Faz parte ainda do território russo, além da porção metropolitana continental, o exclave de Kaliningrado, na zona do mar Báltico, e uma série de ilhas e arquipélagos árcticos, entre os quais os mais importantes são a Terra de Francisco José, as ilhas da Nova Zembla, a ilha de Kolguev, o arquipélago da Terra do Norte, as ilhas da Nova Sibéria e a ilha de Wrangel. Inclui também várias ilhas e arquipélagos no Extremo Oriente, em particular a ilha Sacalina, as ilhas Curilas, as Ilhas Comandante e a península da Crimeia (que está em disputa com a Ucrânia).
Perguntas interessantes