Um homem do grupo sanguineo A, casado com uma mulher do grupo sanguíneo B, tem um filho do grupo O. Qual das alternativas abaixo você considera falsa?
a) Os pais são heterozigotos e o filho homozigoto
b) Este casal pode ter filhos do grupo AB
c) Nesta família estão presentes três alelos do mesmo locus.
d) O pai não pode doar sangue para a esposa, mas pode doar para o filho
e) O filho pode doar sangue para seus pais
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção D
Explicação:
O pai (A) não pode doar sangue nem para a mãe (B) e nem para o filho (0).
Resposta:
Do ogrinho item D
Explicação:
A alternativa ''A'' é verdadeira, pois para o filho ser de tipo sanguíneo O, é obrigatório que ele seja de caráter homozigoto, no caso ele seria ''i i''.E seus pais, devem ser de caráter heterozigoto, no caso o pai seria ''Ia i'', e a mãe seria ''Ib i''.
Já a alternativa ''B'' é verdadeira, pois pelo fato do pai possuir um alelo ''Ia'' e a mão possuir um alelo ''Ib'', é possível a criação de um indivíduo de grupo sanguíneo AB.
A alternativa ''C'' é verdadeira, pois ambos dos indivíduos da família(Pai, mãe e filho), possuem um alelo ''i'' no mesmo locus.
E a alternativa ''E'' é verdadeira, pois pelo fato do filho ser de grupo sanguíneo O, ele é um doador universal, isto é, poderá doar para todos os grupos sanguíneos do tipo AOB.
O item ''D'' é falsa, pois afirma que, o pai, por ser tipo A, não poderá doar seu sangue para a mãe, a qual é tipo B, até ai é verdade.
Porém, apos essa afirmação, o item afirma, que, o mesmo pai tipo B poderá doar para o filho tipo O, o que não será possível, pelo fato dos indivíduos do tipo O possuírem, aglutininas tanto do tipo A , para do tipo B.
Resumindo, o filho não seria capaz de receber sangue tanto da mãe quanto do pai.
I hope this helps
Ogres are like onions