Um homem de cabelos escuros se casou com uma mulher de cabelos escuros porem teve uma filha de cabelos claro. Coomo esplica isso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A PIGMENTAÇÃO DO CABELO
Assim como a cor dos olhos, a cor dos cabelos do seu filho dependerá da herança genética dos pais. No entanto, é muito mais difícil prever com exatidão de qual cor será.
A cor dos cabelos está diretamente relacionada à pigmentação dos folículos capilares. Estes pequenos envelopes protegem as raízes do cabelo. Dependendo do tipo de melanina, os folículos irão produzir cabelos castanhos, loiros, pretos, entre outros.
De acordo com o conhecimento atual da genética, alguns genes desempenham um papel determinante para a cor dos cabelos. Por exemplo, o alelo marrom é dominante, enquanto o alelo loiro é recessivo. Nessa linha, as cores escuras vêm de genes dominantes e as claras de genes recessivos.
Por exemplo, se o pai tem cabelos castanhos e não possui ancestrais com cabelos loiros e a mãe tem cabelos claros, é provável que o bebê tenha cabelos escuros; isso porque a cor do cabelo do pai, sendo dominante, prevalece sobre a da mãe.
Em suma, a alteração de dois DNAs pode oferecer um número infinito de combinações. No entanto, graças ao progresso da ciência, agora é possível prever certas características de seus filhos através dos genes, dependendo se eles forem genes dominantes ou recessivos.
A cor dos olhos e cabelos de cada criança depende, principalmente, de seu histórico genético. No entanto, a probabilidade também influencia. Saiba mais sobre esse tópico interessante neste artigo.
Todos nascemos com genes transmitidos pelos nossos pais. Estes têm influência na cor dos olhos e cabelos, na forma do nariz e das orelhas, entre outras características. Analisamos tudo o que você deve saber sobre as características que distinguem nosso rosto e cabelo.
Todas essas características são transmitidas aos recém-nascidos através dos genes de seus pais; ao mesmo tempo, eles mesmos os herdaram de seus avós. É algo que os acompanhará por toda a vida e que transmitirão aos filhos por meio de combinações aleatórias.
Existem bilhões de combinações possíveis e algumas probabilidades. É isso que os diferencia de seus irmãos e irmãs, incluindo, entre outras características, a cor dos olhos e dos cabelos.
É durante a fecundação que os eventos ocorrem: o pai contribui com metade de sua herança genética por meio do espermatozoide; a mãe, por outro lado, dá ao bebê não apenas metade de seus genes, mas também o ambiente que servirá como campo de crescimento para as primeiras células do bebê.
Então, o acaso determina o que provém do pai e o que provém da mãe. Em seguida, descrevemos do que depende a cor dos olhos e cabelos do seu filho.
Espero ter ajudado!
Explicação: