Um homem de 72 anos de idade foi diagnosticadocom adenocarcinoma pulmonar localizado emlobo superior direito. Na avaliação, apresentouse lúcido e orientado, hipocorado, acianótico,com perfusão capilar periférica preservada.Aparelho cardiovascular: PA = 140x70 mmHg, FC =88 bpm, ritmo cardíaco regular, com extrassístolesfrequentes. Aparelho respiratório: taquipneico comesforço respiratório em ar ambiente, murmúriovesicular audível com estertores em hemitóraxdireito e sibilos esparsos. Gasometria arterial:pH= 7,51; PCO2 = 40 mmHg; PO2 = 56 mmHg;HCO3 = 31 mEq/L; SaO2 = 88%. Os valores dereferência são apresentados no quadro a seguir.De acordo com as informações, o paciente apresentaA alcalose mista com hipoxemia.B acidose metabólica com hipoxemia.C acidose respiratória com hipoxemia.D alcalose metabólica com hipoxemia.E alcalose respiratória com hipoxemia.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A alternativa D) apresenta o sintoma que o paciente apresenta.
A alcalose metabólica com hipoxemia é um sintoma, e não uma doença como muitos pensam, a alcalose se instala por conta de distúrbios iônicos na corrente sanguínea, podendo ter origem renal, respiratória, hepática ou nutricional.
A alcalose pode ser vista no parâmetro "pH" do paciente, que está acima do pH neutro.
A concentração de de CO2 circulante está alta, que é um forte indicativo de hipoxia, pois o corpo não está conseguindo expelir os gases para fora do corpo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes