Um homem de 40 anos, assintomático, procura o ambulatório médico para controle de hepatite B. No entanto, seu exame físico é normal, com ligeiro aumento de enzimas transaminases e ainda há a marcação de replicação do vírus da hepatite B negativo (isto é, HBeAg negativo), havendo risco de contaminação parenteral, sexual e vertical (caso fosse mulher) do vírus B. Afirma ainda que há 6 meses procurou a Unidade Básica de Saúde de sua cidade com náusea e vômitos. Na ocasião, o médico solicitou exames, confirmou o diagnóstico de hepatite B e encaminhou-o para segmento ambulatorial. Como mudou de cidade, só agora está procurando segmento médico. Quer saber se pode retomar o uso de bebidas alcoólicas e deixar de usar preservativo nas relações sexuais com sua esposa. Não trouxe os exames iniciais. O exame físico é normal e os exames laboratoriais mostram: ALT = 90 U/L, AST = 70 U/L, bilirrubinas normais, HBsAg: ( ),anti-HBc: ( ), anti-HBs: (-), HBeAg: (-), anti-HBe: ( ), anti-HCV: (-) e antiHAV IgG: ( ). A orientação correta com relação ao paciente que tem todas as características de ser portador do vírus da hepatite B é: Escolha uma:.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a que fala: "Deverá manter o uso de preservativo e a restrição ao álcool até a normalização das transaminases; indicar imunização ativa para a esposa e contactantes domiciliares."
Explicação:
A hepatite é uma doença viral que pode se agravar caso o paciente não se cuide corretamente.
O tratamento em casos graves de hepatite consiste em protetores hepáticos como o SAM-e, antioxidantes, suplementação com vitamina E, C e alguns aminoácidos essenciais.
O paciente da questão deve manter o uso de preservativo para não disseminar a doença, que pode ser transmitida por contato sexual.
O álcool deve ser cortado até que as transaminases voltem aos parâmetros normais, já que o álcool exige bastante do figado.
A esposa e os demais contactantes devem ser vacinados para diminuir a chance de contagio