Um homem de 25 anos de idade, solteiro, procurou atendimento odontológico devido a queixa delesões orais que duravam mais de 20 dias. Na anamnese, relatou apresentar sintomas como febre, dorde garganta e mal-estar. Contou que, há dois meses, percebeu algumas lesões na língua e nos lábiosque, após quatro semanas, desapareceram sozinhas. Relatou, ainda, que não procurou o dentista porqueachou que eram aftas, não doíam e foram ficando um pouco endurecidas até desaparecerem. No examefísico, observaram-se, no dorso da língua, duas áreas erosivas, eritematosas, sem sintomas. Também foiobservada lesão ulcerada rasa, circundada por área eritematosa, na borda da língua, medindo 12 mm dediâmetro e com presença de placa cinza, irregular, adjacente à região de ulceração. As lesões observadasno exame físico estão representadas nas figuras a seguirConsiderando o caso descrito e as imagens, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Estabeleça a hipótese diagnóstica e apresente duas informações do caso que a justifiquem.b) Indique um exame complementar que deve ser realizado e/ou solicitado para o estabelecimento dodiagnóstico diferencial e outro para a comprovação da hipótese. c) Cite o prognóstico das lesões e o tratamento indicado para esse caso.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a) Lesões causadas por sífilis secundarias.
Pelos sintomas citados pelo paciente podemos chegar a está conclusão febre, dor de garganta e devido ao período das lesões durarem mais de 20 dias ( sintomas da sífilis na fase primária).
b) O paciente deve fazer um exame clínico.
c) Para o tratamento o paciente pode fazer o uso de penicilina ( um antibiótico para combate a infecções bacterianas), mas é importante seguir com o tratamento de maneira correta e não abandonar, pois por muitas vezes as pessoas começam um tratamento e não continuam até o prazo prescrito pelo médico.
Perguntas interessantes