A auxiliar de saúde bucal (ASB) de um cirurgiãodentista (CD) acidentalmente perfurou o seudedo ao tentar reencapar manualmente umaagulha que havia sido utilizada em um pacientee seria descartada. Houve sangramento e elalavou as mãos com água corrente e sabão para,em seguida, continuar suas tarefas. Ao percebero ocorrido, o CD informou-a prontamente quedeveriam tomar as devidas providências.Considerando o caso apresentado e os protocolosde biossegurança em saúde, avalie as afirmaçõesa seguir.I. O reencape manual de agulhas écontraindicado, devido ao alto risco deacidentes, porém, para agulha em seringacarpule, caso necessário, o reencape deveser feito utilizando a própria seringa de modoa "pescar" a capa da agulha na bandeja.II. A ASB deve dirigir-se ao Centro deReferência no atendimento de acidentesocupacionais para comunicar o fatoao técnico em segurança do trabalho,preencher o inquérito de notificação erealizar os exames necessários, mesmodiante de uma possível recusa do pacienteem acompanhá-la.III. Em caso de resultado positivo da sorologiarápida para HIV do paciente, a profissionalacidentada, salvo se gestante, deve iniciarde imediato o esquema antirretroviral, aser seguido por 30 dias, e o paciente deveser encaminhado para avaliação médica doestágio atual da doença.IV. O protocolo antirretroviral pós-exposiçãoacidental com material biológico deve seriniciado o mais breve possível dentro deum período máximo de sete dias após oacidente, para que se obtenha a eficáciaprofilática adequada.É correto apenas o que se afirma emA I e III.B I e IV.C II e IV.D I, II e III.E II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa D) I, II e III estão corretas.
O protocolo de tratamento antirretroviral só é iniciado após dois testes positivos para o HIV, e após a confirmação é que o esquema retroviral deve ser posto em pratica, exceto no caso de gestante.
No primeiro sinal de suspeita é importante que o exposto ao vírus procure imediatamente um ponto de atendimento do SUS para a realização dos testes de HIV.
Para evitar exposição, é importante que os profissionais da saúde como a auxiliar de saúde bucal use luvas e descarte todas as agulhas e seringas usadas, e esterilize o material permanente usado.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes