Biologia, perguntado por joyceluciano707, 7 meses atrás

Um homem daltônico filho de pais de visão normal, casou-se com uma mulher de visão normal, filha de pai daltônico. Esse casal teve duas filhas com visão normal e um filho daltônico. Em seu caderno monte o heredograma desta família, pintando os indivíduos afetados, indique o genótipo de cada indivíduo e determine (através do quadro de Punnett / "jogo da velha") qual a probabilidade deste casal ter uma filha daltônica.

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
3

Um casal composto por um homem daltônico e uma mulher com a visão normal tem 25% de probabilidade de ter uma filha com daltonismo. O heredrograma com os indivíduos afetados pintados está logo abaixo.

Como sabemos, o daltonismo é uma condição genética com herança no cromossomo X. Existem dois deles, um X^{d} que expressa o daltonismo e X_{D}, que não expressa. Um homem nasce daltônico caso seu cromossomo X seja do tipo X^{d}, já uma mulher só é daltônica se isso ocorrer em dose dupla, ou seja, se seu genótipo for  X^{d} X^{d}.

Para definir o genótipo de cada indivíduo, devemos analisar mais a fundo o heredrograma, começando pela geração I. Na primeira geração, temos o casal I-1 e I-2, sendo que o homem (I-2) é daltônico. Como eles tiveram uma filha com visão normal, significa dizer que ela herdou o X^{d} do pai e um X_{D} da mãe (I-1). Desse modo, a mãe pode ter dois genótipos:

  • I-1 = X^{d}X_{D} ou X_{D}X_{D}
  • I-2 = X^{d}X^{d}

Ainda na primeira geração, temos o casal I-3 e I-4, sendo que ambos tem visão normal segundo o enunciado. Como o filho desse casal é daltônico, significa que a mãe possui pelo menos um X^{d}. Desse modo, seus genótipos são:

  • I-3 =  X^{d}X_{D}
  • I-4 = X_{D}Y

Na segunda geração, como a mulher (II-1) tem visão normal e seu pai é daltônico, significa que pelo menos um de seus cromossomos X é X^{d}. Já o homem, por ser daltônico apresenta o genótipo X^{d}Y.

  • II-1 = X^{d}X_{D}
  • II-2 = X^{d}Y

Na terceira geração, como as duas filhas tem a visão normal e herdaram o cromossomo X^{d} do seu pai, seus genótipo só podem ser X^{d}X_{D}. Já o menino, tem genótipo igual ao seu pai, X^{d}Y.

  • III-1 = X^{d}X_{D}
  • III-2 = X^{d}X_{D}
  • III-3 = X^{d}Y

O quadro de Punet entre os indivíduos II-1 e II-2 fica da seguinte maneira:

          X^{d}      Y

X^{d}   X^{d}X^{d}    X^{d}Y

X_{D}  X^{d}X_{D}   X_{D}Y

Segundo o quadro acima, existem 4 possibilidades, sendo que só uma se trata de uma mulher daltônica (X^{d}X^{d}). Desse modo, a chance do casal gerar uma filha que tenha daltonismo é de 1 em 4, ou seja, 25%.

Anexos:
Perguntas interessantes