resumo da revoluçao de sao domingo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana. Apesar das centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue conseguiu alcançar a independência permanente. A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos no Novo Mundo.
Apesar de um governo independente ter sido criado no Haiti, a sociedade continuou a ser profundamente afetada pelos padrões estabelecidos pelo domínio colonial francês. Os franceses haviam criado um sistema de governo no qual a minoria dominava, através de violência e ameaças, a população pobre analfabeta.
Muitos fazendeiros tiveram filhos com mulheres africanas e, a estes mestiços, foi dado educação e formação militar, permitindo a eles se tornarem, após a revolução, a elite do Haiti. Na época da guerra, muitos usaram seu capital social para adquirir riqueza e terrenos. Alguns tinham mais identificação com os colonos franceses do que com os escravos. Depois da revolução, sua dominação da política e da economia criaram outra sociedade de duas castas, com a maioria dos haitianos tornando-se agricultores de subsistência rural.[2] Além disso, o futuro da recém-criada nação foi, literalmente, hipotecado aos bancos franceses em 1820, forçando-a a fazer reparações em massa aos proprietários de escravos franceses, a fim de receber o reconhecimento francês e acabar com seu isolamento político e econômico. Estes pagamentos afetaram permanentemente a economia e a riqueza do Haiti.
Explicação:
Resposta:
A Revolução Haitiana foi uma rebelião de escravidão e libertação negra que ocorreu na colônia francesa de Santo Domingos em 1791. Esta rebelião levou à independência da colônia francesa de Santo Domingos, que foi motivada pela enorme exploração dos escravos coloniais franceses e pelo sistema de violência na área,No final do século 18, a área atualmente correspondente ao Haiti foi colonizada pela França e foi chamada de Santo Domingo. A presença dos franceses começou gradativamente no século 16, quando a área - ainda conhecida como Hispaniola e propriedade da Espanha - começou a ser ocupada por corsários franceses que usavam Tortuga como refúgio.A propriedade da área foi oficialmente transferida para os franceses no século 17, quando a Espanha e a França assinaram o Tratado de Riswick, que cedeu formalmente a parte ocidental de Hispaniola aos franceses. O sistema colonial imposto pela França faz de Santo Domingos uma das colônias mais prósperas do mundo, sendo até chamada de "Pérola das Antilhas".