ENEM, perguntado por karmemsouza7315, 10 meses atrás

Um homem com 73 anos de idade procuraatendimento em uma farmácia comunitária comqueixa de alterações visuais e náuseas. O pacienterelata uso de digoxina 0,25 mg, 1 comprimidoao dia, enalapril 20 mg, 1 comprimido de 12 em12 horas, metoprolol 50 mg, 1 comprimido ao dia,e furosemida 40 mg, 1 comprimido ao dia, parao tratamento de insuficiência cardíaca congestiva(ICC). O farmacêutico encaminha o paciente para umserviço de saúde, onde são dosados seus eletrólitosséricos e realizado eletrocardiograma, sendo-lhe,então, administrado espironolactona 50 mg.A análise da conduta terapêutica nesse casoclínico e da história clínica do paciente demonstram queA a administração de metoprolol é contraindicadanos casos de ICC, pois pode desencadeardescompensação aguda da função cardíaca,como ocorreu com o paciente.B a hipercalemia promovida pelo uso do enalaprilpotencializa a ligação do digitálico à bomba deNa+/K+, o que provocou um quadro de toxicidadedigitálica, caracterizado por distúrbios visuais egastrintestinais.C a espironolactona foi administrada no pacientepara diminuir a fibrose miocárdica e vascular,pois esse fármaco é um diurético poupador depotássio cujo mecanismo de ação baseia-se naativação da aldosterona.D a associação de digoxina e enalapril consiste notratamento de primeira escolha para a ICC, poisa digoxina melhora a função cardíaca e reduz aletalidade, enquanto o enalapril reduz os sintomasde fadiga e dispneia.E a perda de sódio causada pelo uso da furosemidaprovoca perda secundária de potássio que, nessecaso, desencadeou um quadro de toxicidadedigitálica em função do uso de digoxina pelopaciente.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
4

A análise da conduta terapêutica é corretamente descrita na afirmativa (E), visto que  a perda de sódio causada pelo uso da furosemida provoca perda secundária de potássio que, nesse caso, desencadeou um quadro de toxicidade digitálica em função do uso de digoxina pelo paciente.

A questão apresenta um curto relato de um paciente com insuficiência cardíaca em regime de polifarmácia, dessa forma, sendo mais suscetível ao acontecimento de interações medicamentosas.

Em que nesse contexto, o paciente é usuário de digoxina, beta-bloqueadores e furosemida. De maneira, que a conduta terapêutica deve conseguir a resolução dos problemas que se relacionam com a utilização do esquema terapêutico que foi estabelecido.

Bons estudos!

Perguntas interessantes