Um homem com 25 anos de idade compareceu a um consultório odontológico, sem horário agendado,relatando limitação de abertura bucal, dor e inchaço na região inferior da face, conforme ilustra a Figura 1.Na anamnese, relatou estado febril, dificuldade para se alimentar havia dois dias. Informou não ser portadorde doenças sistêmicas. Ao exame físico, observaram-se trismo e edema extraoral localizado, não consistentee com ponto de flutuação. O teste de vitalidade pulpar foi positivo no dente 37. A imagem radiográfica dosdentes 36 e 37 é apresentada na Figura 2.Para o caso apresentado, qual deverá ser a sequência correta do plano de tratamento?A Medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; reagendamento para 24 horas;drenagem extraoral; extração do dente 36 e reabilitação protética.B Medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; reagendamento para 24 horas;drenagem extraoral; abertura endodôntica do dente 37; extração do dente 36; endodontia do dente 37 ereabilitação protética.C Drenagem extraoral; medicação sistêmica com antibiótico, analgésico e relaxante muscular; retorno a cada24 horas, para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal; abertura endodônticado dente 37; extração do dente 36; endodontia do dente 37 e reabilitação protética.D Drenagem extraoral; abertura endodôntica do dente 37; medicação sistêmica com antibiótico, analgésicoe relaxante muscular; retorno a cada 24 horas, para troca de curativo extraoral e acompanhamento daabertura bucal; extração do dente 36; endodontia do dente 37 e reabilitação protética.E Medicação sistêmica com antibiótico; drenagem extraoral; medicação com analgésico e relaxantemuscular; retorno a cada 24 horas para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal;extração do dente 36 e reabilitação protética.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A sequência correta do plano de tratamento está apresentada na alternativa (E), Medicação sistêmica com antibiótico; drenagem extraoral; medicação com analgésico e relaxante muscular; retorno a cada 24 horas para troca de curativo extraoral e acompanhamento da abertura bucal;extração do dente 36 e reabilitação protética.
Considerando um paciente que na anamnese tenha relatado estado febril, dificuldade de alimentação e que o mesmo seja portador de doenças sistêmicas, além da observação de trismo e edemo extraoral localizado.
Temos que a sequência correta do plano de tratamento deve envolver a adoção de Medicação sistêmica com antibiótico; drenagem extraoral; medicação com analgésico e relaxante muscular e um retorno a cada 24 horas para que seja realizada a troca de curativa extraoral.
Bons estudos!