Mãe descobre que filho foi estuprado após dentista achar doença na bocaUma mãe descobriu que o filho de 6 anos foi estupradodepois que o levou a um cirurgião-dentista no postode saúde. O garoto tinha uma lesão no lábio inferiore o profissional suspeitou que ele tinha uma doençasexualmente transmissível. O cirurgião-dentista quefez o atendimento à vítima conta que a mãe achavaque a lesão era resultado de mordidas. Entretanto,a lesão tinha por características: "verruga" commancha branca, aspecto papilífero, semelhante acouve flor, pediculado e assintomático.Diante do caso apresentado, a hipótese diagnóstica ea conduta adequada do profissional sãoA herpes; notificar a suspeita de maus tratos aoConselho Tutelar.B herpes; notificar a suspeita de maus tratos aoserviço social da Unidade Básica de Saúde.C HPV; notificar a suspeita de maus tratos aoConselho Tutelar.D HPV; notificar a suspeita de maus tratos ao serviçosocial da Unidade Básica de Saúde.E sífilis; notificar a suspeita de maus tratos àautoridade policial local.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa C) apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta adequada do profissional.
A hipótese principal é a de HPV, por conta da verruga encontrada, o profissional deve notificar a suspeita de maus tratos ao conselho tutelar o mais rápido possível.
O dentista deve chamar o conselho tutelar antes de avisar a mãe, já que ele não tem certeza se a mãe estava envolvida com os maus tratos que possivelmente o garoto vinha sofrendo.
Esse tipo de caso é relativamente comum, onde casos de abuso com crianças são descobertos de forma acidental.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes