Biologia, perguntado por Oigentetdbem7921, 5 meses atrás

[. ] Um grupo de pesquisadores brasileiros e norte-americanos coordenado pela médica Alicia Kowaltowski e pela bióloga Maria Fernanda Forni, ambas do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), verificou que a forma e o tamanho das mitocôndrias ajudam a definir o tipo de tecido que as células-tronco adultas podem originar [. ]. Por muito tempo julgou-se que as mitocôndrias permaneciam estáticas e imutáveis no interior das células. Na última década, no entanto, estudos diversos mostraram que elas são bastante dinâmicas. As mitocôndrias podem se fundir umas com as outras e gerar mitocôndrias maiores e mais alongadas. Podem ainda se dividir e originar mitocôndrias menores e de formato arredondado. Várias proteínas coordenam essa dinâmica mitocondrial. Uma delas, a mitofusina 2, ajuda essas organelas a se unirem e se alongarem. Já a proteína DRP1 é fundamental para as mitocôndrias se dividirem e originarem organelas menores [. ]. " Fonte: ANDRADE, R. O. O destino das células. Forma e tamanho das mitocôndrias influenciam o amadurecimento celular. Revista Pesquisa FAPESP. N. 238, dez. 2015. Biol. Celular. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2019. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados na unidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As mitocôndrias são as organelas mais importantes para a manutenção das atividades metabólicas nos seres heterotróficos

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

As mitocôndrias são as organelas mais importantes para organismos heterotróficos, como os seres humanos, pelo fato de que são as organelas responsáveis pelo processo de produção de energia, através da respiração aeróbica, a qual produz ATP. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mitocôndrias e Energia

As mitocôndrias representam as organelas responsáveis pela produção de ATP, sendo portanto, essenciais para a nossa sobrevivência, uma vez que nosso organismo depende de energia para sobreviver.

Este processo representa a respiração celular, a qual utiliza-se de moléculas de glicose para a liberação de energia ao final, por meio da movimentação da bomba de ATP-sintase.

Complemento

I. As mitocôndrias são as organelas mais importantes para a manutenção das atividades metabólicas nos seres heterotróficos.

Porque:

II. É dentro dessa organela que se realiza o processo de respiração celular, responsável pela quebra da molécula de glicose em partículas menores e pela liberação de energia para o metabolismo.

Mais sobre mitocôndrias e energia: brainly.com.br/tarefa/53403211

#SPJ4

Perguntas interessantes