"Um grande número de descobertas ao longo dos anos contribuiu para o nosso conhecimento atual da parasitologia. Por exemplo, o aumento da percepção de que parasitos estavam se tornando um problema e o surgimento da concepção de que eles eram responsáveis pela invasão do interior do corpo (infecção), invasão da superfície do corpo (infestação) e desenvolvimento de doença (definida como um processo com sinais clínicos característicos) fizeram com que a determinação de medidas eficazes para a cura de pessoas infectadas se tornasse prioridade". Fonte: ZEIBIG, Elizabeth. Parasitologia Clínica - Uma Abordagem Clínico-Laboratorial. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, p. 2. O conhecimento sobre a parasitologia aumentou gradativamente desde o século XIX, sendo essencial para o diagnóstico e controle de várias doenças. O estudo de toda essa informação, requer a utilização de termos específicos, direcionados a entendimento das características dos parasitos e das consequências de sua infecção. Com base no assunto apresentado nos textos, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta. A- O termo "endoparasita" define os parasitos que vivem no interior do corpo do hospedeiro. B- O termo "vetor" pode ser definido como o organismo causador de uma doença. C- O termo hospedeiro define o organismo que carrega outro sobre ele, servindo como habitat. D- O termo "agente etiológico" define os organismos capazes de transmitir agentes infecciosos. Alternativas Alternativa 1: V, V, F, V. Alternativa 2: F, V, V, F. Alternativa 3: V, F, V, V. Alternativa 4: V, F, V, F. Alternativa 5: F, V, F, F
Soluções para a tarefa
Resposta: VFVV
...... .. ..............
Resposta:
Explicação passo a passo:
O endoparasita é um tipo de parasita que se aloja no interior do corpo do hospedeiro ex; helmintos e protozoários.
Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos é aquele que serve de local para a multiplicação de um agente causador de doenças.
- hospedeiro definitivo: é aquele no qual o parasita atinge a maturidade ou passa a sua fase de reprodução sexuada;
Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto.
Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”. Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.
RESPOSTA; VVFV.