Um gene que codifica uma proteína envolvida na replicação do DNA foi inativado por uma mutação em uma célula. Na ausência dessa proteína, a célula tenta replicar seu DNA pela última vez. Que produtos de DNA seriam produzidos em cada caso, se a DNA-polimerase e a DNA-helicase estivessem ausentes?
a) A DNA-polimerase une os fragmentos de DNA produzidos na fita retardada. Na ausência da DNA-polimerase, as fitas recém - sintetizadas permaneceriam como fragmentos, mas nenhum nucleotídeo seria perdido. Sem a DNA-helicase, a DNA-polimerase iria parar, porque ela não consegue separar as fitas do DNA original à sua frente.
b) Sem a DNA-polimerase, a replicação não ocorre de jeito nenhum, e os iniciadores de RNA serão colocados na origem de replicação. Na ausência da DNA-helicase, as fitas recém-sintetizadas permaneceriam como fragmentos, mas nenhum nucleotídeo seria perdido.
c) Sem a DNA-polimerase, a DNA-helicase iria parar, porque ela não consegue separar as fitas do DNA original à sua frente. Sem a DNA-helicase, a replicação não ocorre de jeito nenhum.
d) Sem a DNA-polimerase, a replicação não ocorre de jeito nenhum. Sem a DNA-helicase, a DNA-polimerase iria parar, porque ela não consegue separar as fitas do DNA original à sua frente.
e) Sem a DNA-polimerase, a replicação não ocorre de jeito nenhum. Na ausência da DNA-helicase, os iniciadores de RNA não podem iniciar as fitas líder e retardada. Portanto, a replicação não pode ocorrer.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
As exonucleases do DNA são importantes, todas elas, caso uma falta-se, a célula teria diversos problemas.
Nessa atividade temos enzimas que passam no primer procurando uma falha de ligação na dupla hélice, algum nucleotídeo mal pareado, e o corrige, removendo e criando outro, ou, realmente alinhando a ligação, ainda não se sabe o critério para essa enzima escolher uma ou outra solução.
A transcrição é feita por uma fita de RNA mensageiro, que se fixa a uma fita de DNA, que foi devidamente preparado pelas enzimas responsáveis.
Resposta:
d) Sem a DNA-polimerase, a replicação não ocorre de jeito nenhum. Sem a DNA-helicase, a DNA-polimerase iria parar, porque ela não consegue separar as fitas do DNA original à sua frente.
Explicação:
Sem a DNA-polimerase, a replicação não ocorre de jeito nenhum, e os iniciadores de RNA serão colocados na origem de replicação. Sem a DNA-helicase, a DNA-polimerase iria parar, porque ela não consegue separar as fitas do DNA original à sua frente. Pouco ou nenhum DNA será sintetizado.