Um gene de girassol inserido no genoma do trigo tornou essa planta mais resistente à escassez de água e aos solos salinos na Argentina. Ensaios em campo mostraram resultados positivos quando esse gene foi inserido na soja e no milho. Além de consumir menos água nos períodos de estiagem, os cultivos resistentes à seca podem tolerar melhor as mudanças climáticas, que podem reduzir as chuvas em algumas regiões. Trigo transgênico resiste à seca. Pesquisa FAPESP, 2013. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 25 set. 2013 (adaptado). Apesar das vantagens inerentes a esta técnica, existem dúvidas em relação ao seu uso no plantio em larga escala, que se justificam pelo fato de esses organismos a) serem menos nutritivos que os naturais. b) serem menos resistentes a pragas e doenças. c) poderem causar danos ao ambiente introduzindo novos genes. d) poderem interferir na seleção natural sem deixar descendentes. e) estim
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
c) poderem causar danos ao ambiente introduzindo novos genes.
A inserção destes novos genes na natureza pode levar a possíveis danos no ambiente, em relação ao desequilíbrio dos ecossistemas, de forma que seja possível a redução do processo de seleção natural.
Por conta disso, é preciso que se realize um estudo mais detalhado sobre as variáveis que compõem o ecossistema local, possibilitando a menor probabilidade de impactos negativos.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás