um gas ideal sofre uma transformação isobarica e seu volume passa a ser de 700cm³ para 800cm³.qual tipo de transformação esse gas sofreu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Transformação isotérmica
A transformação isotérmica é aquela em que a temperatura de um gás se mantém constante. Nesse tipo de transformação, pressão e volume são inversamente proporcionais, de modo que, aumentando-se a pressão, diminui-se o volume e vice-versa.
As transformações isotérmicas são descritas pela Lei de Boyle-Mariotte. De acordo com essa lei, o produto entre a pressão e o volume de um gás ideal é constante:
Pi e Pf – pressão inicial e final
Vi e Vf – velocidade inicial e final
K – constante
Transformação isobárica
A transformação isobárica é caracterizada por uma variação de volume e temperatura, mantendo-se a pressão constante. Esse tipo de transformação é descrito matematicamente pela lei de Charles e Gay-Lussac. Durante uma transformação isobárica, a temperatura e o volume são diretamente proporcionais, isto é, mantendo-se constante a pressão de um gás, o volume por ele ocupado aumentará de acordo com o aumento da temperatura desse gás.
Veja a fórmula utilizada pela lei de Gay-Lussac:
Ti e Tf – temperatura inicial e final
De acordo com a Lei de Gay-Lussac, a razão entre o volume e a pressão de um gás, durante uma transformação isobárica, é igual a uma constante.