Um floricultor cultiva uma espécie de planta diplóide que produz flores cujas cores variam do branco ao vermelho. O cruzamento deduas linhagens puras, uma com flores brancas e outra com flores vermelhas, originou indivíduos da geração F1 que, cruzados entre si,geraram, em F2, o resultado esquematizado no gráfico.a. A cor da flor nessa espécie de planta segue que tipo de padrão de herança? Justifique. b. Qual o número provável de pares de genes envolvidos na cor da flor? c. Sabendo-se que as plantas de tonalidade intermediária (rosa-médio) são as de maior valor comercial, que tipo de cruzamento ofloricultor deve fazer para obter a maior proporção possível de flores dessa tonalidade?
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
a.
Podemos afirmar que a cor de flor é uma resultante do efeito de vários pares de genes, o que define-se como herança poligênica.
A demonstração da distribuição das classes em F2 aponta que não há dominância, assim todos os alelos têm efeito igual e aditivo.
b.
O número provável de pares de genes determinantes na cor é, provavelmente, três, uma vez que está acontecendo sete classes fenotípicas, sendo que as classes extremas surgem na proporção de 1/64.
c.
Afim de obter a maior proporção possível de flores dessa tonalidade, o floricultor deve cruzar os indivíduos que estão nas classes extremas, ou seja, os brancos com os vermelhos. Dessa forma, obterá 100% dos descendentes possuindo a cor rosa-médio.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes