ENEM, perguntado por janecacoc3377, 10 meses atrás

Um fisioterapeuta recebeu um paciente de 65 anos deidade com diagnóstico de enfisema pulmonar para iniciarabordagem em reabilitação pulmonar. A avaliação inicial mostrouíndice de massa corporal (IMC) menor que 18, sons respiratóriosdiminuídos difusamente e presença de sibilos expiratórios edispnéia aos médios esforços confirmada por teste de caminhada.Os exames complementares não foram apresentados pelopaciente. Diante desse caso, a conduta inicial do fisioterapeuta foia prescrição de exercícios com base nas respostas apresentadasno teste de caminhada, nebulização com medicaçãobroncodilatadora, oxigenoterapia noturna e dieta para aumentaro aporte calórico.Considerando que a reabilitação pulmonar é uma terapia que temcomo objetivo maximizar a independência funcional do indivíduoe proporcionar sessões educativas a pacientes e familiares,conclui-se que, na situação acima descrita, a estratégia adotadapelo fisioterapeutaA foi adequada, pois visa regular a demanda de oxigênio emelhorar a tolerância ao esforço.B é típica de atenção primária à saúde, pois aborda a gênese dapatologia.C foi inadequada, porque a droga broncodilatadora não temindicação nesse caso.D foi inadequada, porque não respeita os princípios éticoshumanos e profissionais.E foi inadequada, porque o fisioterapeuta utilizou um teste deavaliação cuja aplicação extrapola sua competênciaprofissional.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
9

D foi inadequada, porque não respeita os princípios éticos humanos e profissionais.

O profissional de fisioterapia deveria ter esperado os demais exames para que assim, começasse a realizar exercícios físicos para o paciente com enfisema pulmonar.

Portanto, o fisioterapeuta não respeitou os princípios éticos, pois era para elaborar um plano conforme os exames. Porém passou por cima e resolveu criar mesmo assim.

A atitude do profissional não condiz com os princípios da profissão, pois poderia ter agravado o caso do paciente, ao invés de ajudá-lo.

Abraços!

Perguntas interessantes