Um Fisioterapeuta, que realizava atendimento na enfermaria, échamado com urgência ao ambulatório do hospital para atender a um adolescente com Distrofia Muscular de Duchenne,que se apresenta com intensa dispnéia, devido a hipersecreção.Após realizar a avaliação completa do paciente, o profissionalprescreve um tratamento baseado em drenagem postural,tapotagem e aspiração, com o objetivo de desobstruir as viasaéreas desse paciente. Por estar de plantão na enfermaria enão poder abandonar o posto, o Fisioterapeuta solicita que oatendente de enfermagem do ambulatório realize o atendimento. Com base no Código de Ética Profissional, pode-se concluir que a atitude do Fisioterapeuta está(A) correta, pois ele está sobrecarregado e, dessa forma,nenhum paciente ficará sem atendimento.(B) correta, ao escolher o atendente para fazer o atendimento em seu lugar, pois o mesmo está familiarizado com astécnicas.(C) correta, pois escolheu as melhores técnicas paradesobstrução das vias aéreas.(D) errada, pois deveria delegar suas funções, somente, paraum enfermeiro que possua titulação de nível superior.(E) errada, pois o Fisioterapeuta não deve delegar suas funções a outros profissionais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Existem situações que colocam o profissional em situação bastante difícil. Neste caso, ele deve escolher entre atender ao paciente em questão, ou voltar ao seu posto. A atitude que ele tomou, no entanto, vai contra a ética profissional de sua formação. Assim, está correta a alternativa:
(E) errada, pois o Fisioterapeuta não deve delegar suas funções a outros profissionais.
O fisioterapeuta é preparado para lidar com situações como essas, e não deve delegar a profissionais sem a preparação técnica suficiente, atitudes que demanda conhecimentos de sua própria área. Pode-se dizer, portanto, que foi uma atitude irresponsável do fisioterapeuta, pois ele poderia ter colocado o paciente em risco, ao submetê-lo ao tratamento por indivíduos sem preparo.
Resposta:
Explicação:
Errada, pois o fisioterapeuta não deve delegar suas funções a outros profissionais