ENEM, perguntado por HelenaBeatriz7054, 10 meses atrás

Um felino macho de 6 anos de idade, não castrado, branco,com 4 kg de peso, foi levado ao Médico Veterinário por apresentar lesões nodulares, erosivas, drenantes disseminadasna cabeça, membros e laterais do tórax. A proprietária informou ao clínico que o animal vai à rua com freqüência e temcontato com outros gatos. Relatou ainda que a doença teveaproximadamente dois meses de evolução e que vinha tratando o animal como se fossem ferimentos por trauma embrigas, mas com pouca resposta ao tratamento (antibióticos,antiinflamatórios e cremes cicatrizantes). Após um minucioso exame físico e citológico, o Médico Veterinário diagnosticou esporotricose. Com base nos dados acima, pode-se afirmar que a esporotricose(A) é uma doença provocada pela bactéria Sporothrixschenkii.(B) é uma zoonose causada pelo fungo Sporothrix schenkii.(C) é uma zoonose causada pelo protozoário Sporothrixschenkii.(D) é diagnosticada pelo cultivo do Sporothrix schenkiiem ágar sangue.(E) é diagnosticada somente pelo exame histopatológicocorado pelo Método de Gram histológico.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
4

A alternativa B) é a correta.

A esporotricose é uma doença que era originalmente causa pelo Sporothrix schenkii, atualmente o Sporothrix brasiliensis é o causador da doença, sendo uma forma de Sporothrix muito mais forte, contagiosa e mais resistente aos antifungicos, ao meio ambiente e ao sistema imune dos felinos e do ser humano.

É uma zoonose grave, onde o tratamento é muito caro, arriscado, e muitas vezes não responsivo, por isso muitos veterinários optam pela eutanásia desses animais.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes