Um fato comum experimentado por pessoas que utilizam o chuveiro elétrico se dá quando, sem alterar a chave seletora de temperatura, é possível sentir a variação de temperatura da água apenas alterando, pela torneira, a vazão ou fluxo de água. Deseja-se que o chuveiro, de potência útil 6.600W seja capaz de variar a temperatura da água de 10 graus (C) para 32 graus (C).Sabe-se que a densidade da água é de 1.000 kg/m ao cubo e que seu calor específico é de 4 kJkg [ expoente -1 graus (C)-1 ].
Para isto, a vazão do chuveiro em litros/minuto, deve ser de:
a)4,2
b)4,5
c)5,0
d) 8,4
e) 9,0
goretesiqueira9:
por que no final vc multiplicou por 1/60 min? se eu fizesse por regra de três: 1L —— 1 min
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
Podemos escrever a seguinte equação: , onde é o calor necessário para aquecer a água, é a massa de água, é o calor específico da água e é a variação de temperatura que ocorre por causa do aquecimento.
Nós não temos o calor, mas temos a potência do chuveiro, que é . Podemos mudar a fórmula dividindo os dois membros por variação de tempo, (veja que o do tempo é minúsculo):
- ,
onde é a potência do chuveiro.
Para transformar massa em volume, podemos usar a densidade, da seguinte forma: , onde é a densidade. Substituindo na fórmula anterior,
Isolando , onde é a vazão de água, temos:
Substituindo os dados,
4 kJ são 4000 J, então:
Resposta: B, vazão de 4,5 L/min.
0,075L —— x
e a resposta iria ser 4,5 segundos, e não em minutos como a questão pediu, poderia me explicar como vc chegou a essa conclusão?
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás